domingo, 20 de fevereiro de 2011

QUAL SUA DÚVIDA?

Se voce tem alguma dúvida, comentário ou sugestão sobre o material publicado no blog. Se quer saber mais sobre as atividades que desenvolvo. Se sua dúvida é sobre o conteudo das aulas, datas e programação. Este é seu espaço de interação. Utilize-o. Abuse. Ficarei imensamente grato por me dar a oportunidade de falar contigo.

8 comentários:

Anônimo disse...

Duarcides, qual era o texto sobre medicina para o pessoal da psico que você falou? Mande-o para mim. abraço,
Jorge
jorgecarreta@yahoo.com.br

Duarcides Ferreira Mariosa disse...

Jorge, o texto é Representações sociais da saude e da doença, do Gil Sevalho. O link está ao lado, nas disciplinas do CCV. Abs

Anônimo disse...

De acordo com o texto de gil sevalho.
você poderia responder
1- quais as formas de representação da saúde e doença de carater natural?

obrigada! Samantha Rodrigues

e-mail. samanthacristina70@hotmail.com

Duarcides Ferreira Mariosa disse...

Samantha, o que voce quer dizer com natural? Todas as representações descritas no texto podem ser entendidadas como fundamentadas no natural, seja ele biológico, psicológico, cultural ou social.

Samantha Rodrigues disse...

obrigada.... pela resposta anterior.
continuando com o texto de Gil Sevalho.
tenho duvidas, gostaria que você me ajudasse a responder:
1- Como a Revolução Industrial possibilitam o surgimento de um saber cientifico sobre saúde e doença?

2- Como o capitalismo e a Revolução Industrial favorecem no surgimento de uma medicina social?


por favor! preciso de sua ajuda.. estou, respondendo um questionário sobre esse autor, e agradeço desde já..sua resposta anterior. beijos SAMANTHA RODRIGUES

Duarcides Ferreira Mariosa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Duarcides Ferreira Mariosa disse...

Samantha, na Revolução Industrial, a necessidade de manter trabalhadores aptos para o exercicio de suas atividades nas fábricas demanda conhecer as doenças, molestias e formas de tratá-las. Daí todo um corpo de conhecimento que se desenvolve na tentativa de definir o que é saude e o que é doença, especialmente separar aquelas que impedem totalmente o exercicio profissional das que não. Quanto à segunda questão, o capitalismo e sua lógica estende-se ao controle das moradias e de outros espaços onde as pessoas tambem trabalham, passeiam e consomem. Um novo campo do saber mobiliza-se em direção à higienização destes espaços. Tal é a origem da medicina social: tratar do corpo social.

Cintia Maluf disse...

Olá Prof Duarcides, como vai?
Sou zootecnista e estou me especializando na área ambiental cursando mestrado em Água e Solos na FEAGRI/Unicamp. Tenho conhecimento de campo em produção de pecuária de corte e floresta. Conheci sua aluna Vivian Guerreiro na Embrapa Informática, onde trabalhamos juntas, e fiquei muito interessada em me candidatar para participar da viagem de trabalho com comunidades ribeirinhas na Amazônia, como ela fez em janeiro deste ano.
Verifiquei que o grupo participante da viagem deste semestre já está organizado, mas coloco-me à disposição numa próxima oportunidade.
Agradeço imensamente sua atenção.
Cíntia Maluf
cintia.maluf@feagri.unicamp.br

widgeo

Seguidores